Bolo de Castanha (sem glúten)

Mesmo desmaiada de cólica, resolvi concordar com a idéia de Manel de fazermos um bolo para jantar ontem. Domingos à noite, são sempre melancólicos, ainda nem chegou a segunda, mas a gente já começa a sofrer por causa dela. E a idéia de irmos juntos para cozinha ao invés de se render ao iFood me pareceu uma fuga perfeita para a melancolia do domingo e para a maldita cólica também.

Então às 20h, iniciamos o nosso capitulo de Master Chef. Como não havíamos planejado isso, faltavam alguns materiais necessários para maioria dos bolos do mundo inteiro: leite e manteiga (por motivos de ser alimentos que mal comemos aqui em casa e quase nunca compramos). O jeito era descobrir uma receita de bolo que não precisasse nem de manteiga, nem de leite.

Na época que eu fiz residência, ganhei de presente um livro de receitas sem glúten e sem lactose que tenho um amor sem fim. E foi ele quem nos salvou ontem! Fizemos um Bolo de Castanha do Pará, que pode ser de nozes, de amêndoas, de uva passa ou de qualquer outra coisa que você queira substituir caso não goste/não tenha/não queira a Castanha do Pará.

Para fazer o bolo você vai precisar de:

6 ovos | 1 xícara de Castanha do Pará | 1 1/2 xícara de adoçante culinário em pó ou açúcar mascavo se preferir | 4 colheres de sopa de farinha de arroz | 1 colher de chá de canela em pó.

Pique as castanhas em pedaços pequenos. Separe as gemas das clara. Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, misture as gemas e o adoçante até virar um creme, adicione as castanhas, farinha e canela e misture até ficar homogêneo. Junte este creme as claras e mexa delicadamente. Unte uma forma com manteiga (no caso usamos azeite, porque não tinha manteiga e deu certo) e farinha, e leve ao forno médio por 40 minutos.

O bolo fica com uma textura de pão de ló, bem levinho. Ainda cortamos umas fatias finas de maçã e colocamos em cima para decorar o dar um saborzinho diferente e ficou muito maravilhoso. Comemos metade do bolo ontem mesmo!

Resultado: o domingo ficou menos melancólico e até a cólica passou. Moral da história: em domingo sem graça e cheios de cólica, COMA BOLO! ;)

IMG_9280 (1)IMG_9232IMG_9237IMG_9241IMG_9248IMG_9254IMG_9258IMG_9259IMG_9270IMG_9273IMG_9277 (1)IMG_9281IMG_9285IMG_9288IMG_9300IMG_9302IMG_9311IMG_9319IMG_9330IMG_9337

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s